segunda-feira, 1 de outubro de 2012

REVENDO NOSSOS VALORES


"Orem sempre e sejam agradecidos a Deus..." (1 Ts 5:17-18).
Quando a Igreja estava no período de formação, uma das exortações deixadas em uma das menores epístolas foi: "Lutai por preservar a fé que uma vez foi dada aos santos".
Às vezes, pergunto a mim mesmo o porquê de uma exortação tão forte para aqueles dias em que a Igreja caminhava de forma suave.
Hoje entendo: nunca foi tão grande a quantidade de interpretações distorcidas do conteúdo essencial do Evangelho. O básico – na verdade é o fundamental – tem sido substituído pelo secundário. No afã de produzir resultados, a verdade é sacrificada; a integridade tem dado lugar à perversa utilização da fé para fins pessoais, mercenários. A criação de um compartimento para a fé que sacrifica as pessoas – em lugar de oferecer a elas os benefícios do sacrifício de Cristo – é uma perversão dos nossos valores fundamentais.
Prega-se e ensina-se quase nada acerca dos fundamentos da salvação, que implica em arrependimento, restituição, mudança de vida e conduta; no entanto, gasta-se tempo enorme tentando dar aos fiéis alimento que não os leva a lugar algum.
Numa entrevista, certa ocasião, ao ser perguntado pelo jornalista quais eram os meus sonhos para o futuro da nossa igreja, respondi que, não só para a Igreja do Nazareno, mas para a Igreja Evangélica, o meu desejo se constitui em pelo menos quatro coisas:
1. Voltar ao evangelismo genuíno. Ganhar almas é a prioridade única da Igreja. Se cumprirmos o essencial, já faremos uma grande diferença – pois esta é a vontade de Deus: "salvar o perdido".
2. Restaurar a ética cristã entre as ovelhas e pastores. Mais verdade, respeito e transparência naquilo que afirmamos crer e ser. Nós somos a primeira "Bíblia" que o mundo lê. "Nisto conhecerão todos que sois meus discípulos: se tiverdes amor uns aos outros" (Jo 13:35).
3. Mais fidelidade aos elementos essenciais da Igreja. Só a Palavra; só a Graça; só a Fé. E tudo para a glória de Deus, somente. É simples, não precisa ser complicado.
4. Orar e esperar, com espírito de urgência, um avivamento espiritual. Será que é querer demais?
Pensamento: Os nossos valores fundamentais não podem ser negociados.
Oração: Senhor Jesus, ajuda-me a ganhar almas para Ti e que não negociem a Tua Palavra. Em Teu nome, amém.
Leitura: Mateus 11:1-19 – Levítico 11-12 – Provérbios 24
Este devocional faz parte integrante do livro Bálsamo e Mel. Direitos reservados do autor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário