quarta-feira, 17 de outubro de 2012

E AS VIÚVAS?


"...ajudar os órfãos e as viúvas nas suas tribulações" (Tg 1:27).
Há duas classes de pessoas que a Bíblia recomenda que sejam cuidadas pela Igreja: os órfãos e as viúvas (Tg 1:27). Conheço dezenas de ministérios que cuidam de órfãos. Admiro aqueles que gastam tempo e dinheiro para acolher estes que perderam seu arrimo. Ao redor do mundo, milhares de instituições – quer religiosas, civis, governamentais ou grupos espontâneos de amigos ou vizinhos – organizam-se em creches, orfanatos, missões, escolas, abrigos, e um sem-número de propostas de soluções para acolher crianças indefesas diante da vida.
Entretanto, tenho encontrado pouco, ou quase nada, no que diz respeito ao cuidado das viúvas. Conheço todo o fundamento bíblico quanto ao assunto. Sei tudo quanto o Novo Testamento, especialmente a literatura paulina, ensina quanto às regras e cuidados que devemos tomar. Mas o que de prático, na verdade, estamos fazendo para cuidar daquela que a Bíblia qualifica como "verdadeiramente viúva"? Fazer uma estatística sobre o assunto não requer uma grande pesquisa. Basta que você responda a uma simples questão: "Quando foi que você fez algo, ou lhe foi pedido que fizesse algo em favor de uma criança? Compare, no mesmo período, quantas vezes aconteceu o mesmo em relação a uma viúva...".
Ouvi, certa vez, uma irmã querida, que preenchia todos os requisitos da teologia paulina quanto às viúvas. Serviu a Deus por mais de quarenta anos, quer como esposa de pastor ou através de outros ministérios para-eclesiásticos. Falava-me dos seus sonhos e das suas dificuldades. Ao deixar o meu gabinete, pensei: "O que estamos fazendo para socorrer pessoas como esta irmã?".
E as viúvas?
Pensamento: Quando ajudamos aos outros, abençoamos e somos abençoados. É um grande privilégio servir.
Oração: Senhor, que eu possa viver para servir aonde estiver e abençoe os órfãos e as viúvas que vou ajudar. Em nome de Jesus, amém!
Leitura: Mateus 20:1-16 – Números 13-14 – Eclesiastes 9:1-12
Este devocional faz parte integrante do livro Bálsamo e Mel. Direitos reservados do autor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário