domingo, 9 de setembro de 2012

MINHA MÃE

"Bendita é você entre as mulheres" (Lc 1:42a).
Nunca chegou a me escrever uma carta sequer. Entretanto imprimiu em meu caráter princípios que me tornaram um homem honrado. Não soube dizer, com palavras, "eu amo você". Mas demonstrou, em todo o tempo e em todos os seus atos, amor incansável. Foi esposa de um homem só, mãe de onze filhos. Uma mulher à frente de seu tempo, cuja notável inteligência não veio de livros, mesmo porque, não chegou a ler nenhum. Dona Antonieta definiu e encarnou, em todas as fase de sua vida, os significados abrangentes das palavras "coragem, firmeza e determinação".
Ajudou a todos, considerando as necessidades da família antes das suas. Quando minha irmã Neuza adoeceu gravemente, minha mãe, na ocasião já avançada em anos, afirmou: "Não posso morrer agora, preciso ajudar minha filha a cuidar de meu neto, Daniel" (Daniel tem síndrome de Down, está hoje com dezessete anos).
Na quinta anterior, orei com ela. Apenas os dois, em um quarto de hospital. Procurei fazer com que suas fragilíssimas reações e percepções me identificassem naquele momento. "Mãe, segura na mão de Deus e vá". Ela reagiu, arrancou forças do fundo de sua alma e sussurrou: "Cante!".
Cantei emocionado, mas sereno: "Segura na mão de Deus, pois ela, ela te sustentará". Dona "Eta", que conhecia bem Aquele que a chamava, agarrou-Lhe a mão e descansou. Dali a algumas horas, Ele a chamou para Si.
Pensamento: Você já abençoou a sua mãe hoje?
Oração: Senhor abençoa todas essas mulheres valorosas e valentes, que demonstram, neste mundo, um pouco do Teu amor incondional por nós. Em Teu nome. Amém.
Leitura: Atos 19:1-20 – Juízes 10:1–11:33 – Jó 39
Este devocional faz parte integrante do livro Bálsamo e Mel. Direitos reservados do autor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário